Um encontro de pipas realizado na tarde deste domingo (6) nas proximidades do bairro Jardim das Palmeiras, em Atafona, mobilizou a atenção de motoristas, ciclistas e pedestres que passaram pela BR-356.
De acordo com relatos recebidos pelo Radar SJB, um motociclista sofreu um corte na mão após ser atingido por uma linha com cerol. Apesar do susto, o ferimento foi considerado leve. No entanto, a situação expôs o perigo iminente representado por essa prática, que é proibida por lei.
Rapidamente, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal de São João da Barra foram acionadas e compareceram ao local, realizando a apreensão de uma grande quantidade de linhas com cerol. A ação rápida das forças de segurança foi essencial para prevenir novos acidentes.
Cerol é uma substância cortante feita com cola e vidro moído, e sua utilização em linhas de pipa é extremamente perigosa. Acidentes graves e até fatais já foram registrados em outras regiões do país devido ao uso desse tipo de linha, especialmente envolvendo motociclistas.
A Guarda Municipal reforça o alerta: o uso de cerol é crime e representa risco à vida. A prática pode resultar em responsabilização criminal e apreensão do material.
A população pode colaborar denunciando esse tipo de prática ao 190 (Polícia Militar) ou ao canal direto da Guarda Municipal.