Moradoras do município de São João da Barra com mais de 40 anos poderão fazer neste sábado, 18, no Açu, exames de mamografia e ultrassom de mamas sem que precise do agendamento prévio. A Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, que fica na localidade do quinto distrito, receberá, das 8h às 17h, uma unidade móvel equipada para o atendimento.
Para além das mulheres já agendadas, a Secretaria Municipal de Saúde decudiu a expandir o serviço por demanda espontânea, no entanto para acessá-lo é importante que a paciente apresente no local as cópias da Identidade e do CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência com domicílio sanjoanense.
É recomendado que exames anteriores, quando houver, sejam apresentados para um acompanhamento mais eficaz. Com a atualização do protocolo do Ministério da Saúde, a mamografia passou a ser recomendada para mulheres a partir dos 40 anos, a cada dois anos, independentemente de sintomas.
A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Márcia Abreu, destacou a grande oportunidade que está sendo dada as sanjoanenses para a realização dos exames, que ajudam na prevenção ao câncer de mama
"Convido a todas para que façam o exame, porque prevenir é benção, prevenir é saúde. Então nós mulheres temos que ter o nosso compromisso com o nosso corpo, convido a todos vocês que se cuidem. Cuidar é um ato de amor a si mesmo", disse a coordenadora.
A mesma carreta, disponibilizada por meio do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte e Noroeste Fluminense (Cisnovo), do qual a Prefeitura sanjoanense é integrante, atendeu nesta sexta-feira, a dezenas de mulheres no Ciep 265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira.
A vinda do veículo para os dois dias em São João da Barra reforça o trabalho do município ao diagnóstico precoce do câncer de mama que passou a contar com um suporte a mais após o município inaugurar a sua "Sala Rosa" com um mamógrafo fixo na Unidade de Saúde da Família (ESF) Elizabeth Gomes Rodrigues, de Cajueiro. O equipamento atende a pacientes agendados de todos os distritos.
As ações de prevenção ao câncer de mama em São João da Barra ganham reforço dentro do Outubro Rosa. Além dos exames, o Programa de Saúde da Mulher está intensificando as ações de conscientização. As unidades de saúde realizam palestras educativas, orientações sobre o autoexame e acolhimento especializado.