Reconhecimento facial ajuda a localizar idoso desaparecido em São João da Barra

 


Um idoso de 79 anos, que constava no registro de pessoa desaparecida desde novembro de 2024, foi localizado na tarde desta quinta-feira (16) em São João da Barra, graças ao sistema de reconhecimento facial instalado no município. Este é o primeiro caso de localização de desaparecido desde que os equipamentos começaram a operar, em agosto, como parte do programa de monitoramento inteligente implantado pela Prefeitura em parceria com as forças de segurança.

De acordo com informações da Guarda Civil Municipal (GCM), o sistema de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) identificou o idoso, J.L.M.O., na região central da cidade e emitiu um alerta automático. A equipe da GCM foi acionada e localizou o homem nas proximidades da rodoviária.

Após a abordagem, os guardas confirmaram a identidade do idoso por meio de seus documentos e o conduziram até a 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, onde foi realizada a atualização do registro, retirando-o da lista de desaparecidos.

Segundo o termo de declaração lavrado na delegacia, a GCM também entrou em contato com L., pessoa responsável pelos cuidados do idoso, que compareceu ao local para acompanhá-lo.

A ocorrência reforça a eficiência do sistema de reconhecimento facial, que já havia auxiliado recentemente na prisão de um foragido da Justiça no município. A tecnologia tem se mostrado uma aliada importante na segurança pública e na proteção de pessoas vulneráveis, como idosos e crianças.

Postagem Anterior Próxima Postagem

post ads 2

نموذج الاتصال

WhatsApp